Nossa Equipa

Ramo Lobos

A Alcatéia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".

A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.
O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

Ramo Escoteiro

O Ramo Escoteiro foi especialmente concebido para atender á necessidades de desenvolvimento de jovens entre 11 e 14 anos. O Programa Educativo aplicado concentra sua énfase no processo de criação e ampliaçã de sua autonomia atravéz da vida em equipe e encontro com a Natureza, sem descuidar dos aspectos relacionados ao desenvolvimento integral da personalidade. Seu simbolo é a flor de liz e a cor que representa o ramo é a verde.

Uma tropa escoteira é fomada por até 32 jovens divididos em 4 patrulhas de no mínimo quatro e no míimo oito componentes. Cada patrulha possui um monitor e um sub-monitor, responsáeis por coordenar a patrulha e repassar os conhecimentos aos demais elementos, principalmente aos noviços.

Cada patrulha tem como síbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação. Todos os seus membros devem conhecer suas principais caracteríticas. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sénior ou Tropa de Guias, depois de fazer a "rota" para se adaptar na futura Tropa, o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

RAMO SÊNIOR

 

Na Tropa Sênior ficam os jovens numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos, valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros é diferente da Tropa Escoteira, pois os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes.

A Tropa Sênior normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida.

Antes de completar 18 anos de idade, o sênior ou a guia é encaminhado para o Clã Pioneiro, depois de passar pela "ponte" para se adaptar na futura tropa, o jovem passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa Sênior/Guia.

O ramo sênior tem como objetivo o desafio físico, intelectual, social e espiritual.